Comunicação . Interatividade . Inovação

Tecnologia, arte e cultura no museu virtual do Google

google-artPoucos sabem que o Google possui um site voltado para arte e cultura (Google Arts & Cultute). Lá eles disponibilizam, de forma digital, todos tesouros da história, arte e cultura mundial. A empresa desenvolveu uma super camera (Art Câmera) capaz de digitalizar com uma super-resolução e revelar detalhes que poderiam passar desapercebidos a olho nu.

E chegou a vez do Brasil em disponibilizar sua arte. A partir de hoje, as coleções de cinco museus gerenciados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) estão disponíveis no Google Arts & Culture. O Ibram é responsável por 30 museus espalhados pelo Brasil, então já imaginou a qualidade do material que teremos no museu virtual do Google.

Captura de tela de 2017-05-31 12-53-30O objetivo dessa colaboração é unir a tecnologia à história e à arte, então dar apoio aos museus e seus propósitos de levar cultura às pessoas.

A biblioteca de arte do Google conta com obras raríssimas em alta resolução, como o “Navio de Emigrantes”, o “Nu deitado”, de Di Cavalcanti, entre outras obras. Acesse também obras do mundo todo.

Confira abaixo o vídeo oficial da parceria e explicação da tecnologia:

 

 

Sobre o autor
Analista Web/Sistemas formado em 2004 pela Universidade UniFil em Londrina/PR, MBA em Marketing Digital e Gestão de Projetos Web, blogueiro e desenvolvedor de sistemas. Me encontre no Twitter - @DanielAccorsi