O que você precisa saber sobre jogos survival (sobrevivênicia)
Existem alguns termos e gírias que são típicos de quem joga games de sobrevivência (survival) e alguns RPGs. Meu objetivo aqui é ajudar você a identificar e saber se comunicar com essa galera. Além dessa lista, existem uma infinidade de outros termos, porém pode variar do tipo do jogo e do próprio jogo em si. Mas podemos dizer que as gírias abaixo são usadas globalmente. A origem de cada uma vem do inglês, e nós, como bons brasileiros, conseguimos “aportuguesar” a ideia.
Algumas frases foram retiradas da wikipedia, então fiz algumas alterações para deixar o texto mais claro, afinal, o objetivo do post é simplificar, e não complicar.
Jogo de sobrevivência é um subgênero de jogos de ação que geralmente libera o jogador com os mínimos recursos possíveis em um mapa de mundo aberto hostil, e exige que ele colete recursos, colete armas, ferramentas e abrigos, e sobreviva o quanto puder. Muitos jogos de sobrevivência são baseados em ambientes gerados aleatoriamente ou proceduralmente, e geralmente não têm um “fim” ou objetivos definidos. Todos os jogadores participam de um mesmo contexto histórico. Não existe a possibilidade de um player viver a própria história independente dos outros.
Mundo aberto ou openworld é um conceito de level design em que um jogador pode se mover livremente num mundo aberto e lhe é dada liberdade considerável na escolha de como ou quando realizar seus objetivos. O termo “mundo aberto” sugere a ausência de barreiras artificiais, em contraste com muros invisíveis e telas de carregamento, comuns em jogos lineares.
NPC (Non-Player Character) é um personagem não jogável, que não pode ser controlado por um player. NPCs fazem parte do contexto e cenário do jogo, e o usuário pode interagir com eles para completar missões, comprar ou vender itens, ou conhecer sobre a história do ambiente.
Spawn (ou respawn) é o termo dado para itens ou personagens que foram removidos do cenário e que voltarão a aparecer em um determinado período de tempo. Esses itens ou personagens são removidos do mapa de várias formas: loot (ver abaixo), árvores cortadas, animais que foram mortos, entre outros.
Drop (ou dropar) é a ação de soltar itens no chão para outros players pegarem. Ou pelo simples fato de descartar o item. Nesse caso é comum o jogo remover do cenário de forma definitiva caso ninguém pegue.
Craft (ou craftar) é a habilidade do player em criar itens para uso próprio ou de outro player. Esses itens são craftados utilizando outros itens que são pegos do próprio cenário ou de outros players (loot). Esses itens criados poderão ser qualquer tipo de complemento para o player, como melhoramentos de armas, utensílios, comida preparada, roupas, materiais para construção de uma casa etc. Em muitos casos um item precisa ser criado para ser usado em outro item que o player deseja criar. Exemplo: para se fazer uma cadeira, precisamos de madeira e corda. Madeira conseguimos cortando árvores e consequentemente transformando em tábuas, corda conseguimos em loots espalhados no cenário ou podemos criar a própria corda por meio de cipós. Ou você pode ter a sorte (muita sorte) de encontrar um cadeira pronta dropada por outro player.
PVP também conhecido pelo termo em inglês Player versus Player, se refere a uma modalidade multijogador na qual jogadores enfrentam-se mutuamente. Em alguns jogos se utiliza este termo para designar um local em que os jogadores podem atacar e matar uns aos outros. No final existe algum tipo de recompensa, geralmente o ganhador pega os itens do perdedor. Existem jogos em que a empresa promove essas batalhas de forma oficial, em ambientes específicos e com recompensas maiores. Um player pode enfrentar outro a qualquer momento e em qualquer lugar do cenário, a não ser que exista safe areas (áreas seguras). Podem existir servidores específicos onde o PVP é proibido conceitualmente, nesse caso, se ocorrer de um player matar outro, será punido de alguma forma.
Loot (ou lootear) significa “catar” itens gratuitamente durante o jogo, como moedas, armas, equipamentos, ou qualquer outra coisa que poderá ser usado. Um player poderá lootear em lugares que já foram pré definidos pelo jogo, como interiores de um casa, armazéns, balcões, caixas, sacos de lixo etc. Esses itens ficam a disposição no cenário até que algum player passe e pegue. O tempo de respawns é aleatório e depende local. Em casos de PVP, o player derrotado fica largado no chão com seus itens a disposição, então o player vencedor pode lootear o player derrotado (ou qualquer outro player). Pode-se lootear também inimigos que foram derrotados (animais, monstros ou NPCs). O conceito de loot é a principal característica de um jogo survival, pois é a partir daí que se cria (craft) itens e o player expande seus objetivos.
E você? Tem mais algum termo, gíria ou conceito que podemos inserir nessa lista?? Coloque aí nos comentários.